Periodontologia

A Periodontologia ou periodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que possui duas grandes vertentes. Uma dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais, que se dividem em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.

A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do tabaco, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias. O tratamento periodontal resolve processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.

Os nossos especialistas
Problemas gengivais não tratados podem levar a:

-Perda dental;

-Perda do osso alveolar e consequente dificuldade em futuros tratamentos protéticos;

-Infecções por bacteremia;

-Prejuízo estético do sorriso: dentes alongados e espaços abertos (diastemas);

-Mau hálito.

Cirurgia Periodontal Estética

A outra vertente da Periodontia é a cirurgia periodontal estética e está relacionada com todos os procedimentos realizados na gengiva para melhorar a estética no sorriso. A cirurgia periodontal abrange técnicas que têm como objetivo corrigir defeitos nos tecidos moles (gengiva e mucosa) e no tecido duro (osso).

Entre esses procedimentos estão a cirurgia plástica periodontal, as cirurgias de aumento de coroa clínica dos dentes, cirurgia para recobrimento radicular, gengivoplastias e melanoplastia.