Processo

A Rui Vilela - Medicina Dentária dá-lhe algumas dicas para que possa manter uma boa saúde oral.

  • Check-up dentário regular: A melhor forma de prevenir o aparecimento de cáries e outros problemas na cavidade oral é através da visita ao seu médico dentista. Os exames dentários de rotina e as limpezas regulares mantêm o seu sorriso saudável e bonito!
  • Manter uma alimentação saudável: Uma dieta equilibrada - rica em frutas, legumes, leite e seus derivados - ajuda a fortalecer os dentes e gengivas, protegendo-os e fornecendo-lhes os nutrientes essenciais para os dentes. Os doces e refrigerantes ajudam no desenvolvimento de bactérias que podem levar ao aparecimento de cáries, por isso, devem ser evitados (até mesmo quando se dizem “light” ou sem açúcares).
  • Evitar o tabaco: O tabaco é prejudicial para a saúde em geral. A nível oral, promove a acumulação de tártaro nos dentes, deixa-os com manchas e mais amarelados, e causa mau hálito e inflamação das gengivas. Os cigarros podem, para além de arruinar o seu sorriso permanentemente, provocar doenças extremamente graves como cancro oral.
  • Escovar os dentes diariamente durante o tempo recomendado: A escovagem dos dentes é essencial para manter uma boa saúde oral. Deve ser feita a higienização pelo menos duas vezes por dia, durante cerca de 2-3 minutos. É recomendado que, para complementar os seus hábitos de higiene oral, use fio dentário que ajuda a prevenir a gengivite e outras doenças periodontais, uma vez que chega a espaços onde a escova de dentes não consegue chegar, removendo eficazmente os restos de alimentos e bactérias acumuladas. Não se esqueça que a pasta de dentes deve conter flúor e que deve escovar também a língua para remover a placa bacteriana que se vai acumulando e evitar o mau hálito.
  • Trocar a escova de dentes de 3 em 3 meses: As escovas dos dentes vão-se desgastando ao longo do tempo, o que reduz a sua eficácia na remoção de placa bacteriana. Por isso, recomenda-se que sejam trocadas a cada 3 meses. Atenção! Caso as cerdas da sua escova fiquem desgastadas ao fim de apenas algumas semanas, pode ser sinal de que está a aplicar demasiada pressão durante a escovagem. Já no caso de sofrer de doenças periodontais, deve trocar a sua escova de acordo com as recomendações do seu médico dentista.

A adoção de novos hábitos e pequenas mudanças no seu quotidiano podem melhorar significativamente a sua saúde oral, prevenindo possíveis problemas e doenças. Para garantir que o seu sorriso se encontra saudável, agende já a sua consulta na Rui Vilela - Medicina Dentária.