Processo

A Gengivite e a Periodontite

As doenças periodontais mais comuns são a Gengivite (inflamação da gengiva) e a Periodontite (inflamação que leva a perda de osso e gengiva) . Existe uma prevalência elevada destas doenças na população, daí ser fundamental a observação periódica por um profissional de saúde oral para um diagnóstico precoce e tratamento atempado. A Periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos. Reunimos as 6 perguntas mais frequentes sobre Periodontologia:

1. Quais os sintomas mais comuns da doença periodontal?

  • Gengivas que sangram durante a escovagem e/ou utilização do fio dentário.
  • Gengivas que se encontram descoladas e/ou retraídas dos dentes.
  • Aparecimento de pus entre as gengivas e dentes.
  • Mobilidade dos dentes e/ou alteração da posição dos dentes.
  • Halitose constante e/ou mau sabor na boca.
  • Sensibilidade dentária aumentada.

2. Qual a causa das Doença Periodontais?

Existem vários fatores preponderantes na evolução das doenças periodontais: a genética (hereditariedade), os hábitos tabágicos e a diabetes. No entanto, a principal causa das doenças periodontais são as bactérias da placa bacteriana, estas produzem toxinas que provocam inflamação dos tecidos de suporte dos dentes.

3. O que é a Placa Bacteriana?

É uma película formada por bactérias, compostos salivares e restos alimentares, que se adere fortemente à superfície de dentes e gengivas. Quando não removida de forma eficaz,  transforma-se em tártaro sendo ainda mais prejudicial para a gengiva e o osso que suporta os dentes.

4. O que é a Gengivite?

É a primeira fase da doença periodontal, caracteriza-se pela inflamação das gengivas, onde estas  se encontram edemaciadas, vermelhas e sangram durante a escovagem e/ou com a utilização do fio dentário. A gengivite trata-se fazendo a remoção do tártaro e da placa bacteriana por um profissional especializado e através de técnicas corretas de higiene oral por parte do doente, utilizando um dentífrico adequado para as gengivas.

5. O que é a Periodontite?

Nesta fase da doença periodontal, a placa bacteriana acumulada mesmo abaixo da linha da gengiva, não só inflama a gengiva como destrói as fibras e o osso que suportam os dentes, levando a uma perda dos tecidos de suporte do dente. A Periodontite considera-se silenciosa por não provocar dor, apenas num estado mais avançado há sintomatologia.

6. Como controlar a Periodontite?

Uma vez estabilizada a inflamação dos tecidos de suporte do dente, é fundamental controlar a acumulação placa bacteriana através de bons hábitos de higiene oral e da utilização de um dentífrico e elixir adequados à manutenção das gengivas. A periodicidade das consultas de controlo das gengivas será sempre adequada às necessidades de cada doente e será estabelecida pelo profissional responsável.

Na Rui Vilela - Medicina Dentária dispomos de uma equipa capacitada para solucionar casos mais complexos através da cirurgia periodontal estética. A cirurgia periodontal abrange técnicas que têm como objetivo corrigir defeitos nos tecidos moles (gengiva e mucosa) e no tecido duro (osso). Entre esses procedimentos estão a cirurgia plástica periodontal, as cirurgias de aumento de coroa clínica dos dentes, cirurgia para recobrimento radicular, gengivoplastias e melanoplastia.