Como funciona o branqueamento dentário?

É um processo de eliminação de manchas e descoloração controlada dos dentes de forma a torná-los mais brancos. Simplificando, trata-se da aplicação de um gel específico para penetrar no interior dos dentes, tornando-os mais brancos. Simples, não?

O branqueamento dentário no dentista:

O seu dentista protege as suas gengivas e lábios, de seguida coloca o gel branqueador nos seus dentes e aplica um feixe de luz (frequentemente chamado de laser) para acelerar o processo de branqueamento. Os seus olhos estarão protegidos por óculos especiais e a incidência de luz é focada apenas nos dentes. Cerca de 1 hora depois, estará terminado o tratamento.

Antes do Branqueamento dentário faça uma limpeza aos dentes!

Antes de fazer um branqueamento dentário considere consultar o higienista oral por uma simples razão – algumas manchas e tártaro desaparecem se simplesmente fizer aquilo que se designa vulgarmente como uma “limpeza aos dentes. Claro que o resultado final não é comparável de modo algum a um branqueamento, mas considere que é apenas um passo preliminar a um branqueamento dentário.

Só posso branquear os dentes numa clínica dentária?

Não! Hoje em dia há várias opções para fazer um branqueamento dentário. Pode branquear em Clínicas dentárias, ou em casa com Kits comprados nas clínicas. A principal diferença é que no dentista é aplicado um “laser” para acelerar o processo, enquanto que em casa, sem o “laser”, terá de repetir a aplicação do gel branqueador para obter resultados idênticos.

Os resultados valem a pena?

Se valem! Os resultados que poderá obter, honestamente não são iguais para todas as pessoas. Variam de acordo com o produto/kit usado, conforme a aplicação e ainda de acordo com a constituição (e estado de conservação) dos dentes de cada pessoa. Na maioria dos casos passa a ter dentes muito mais brancos, mas outras há que apenas obtêm resultados satisfatórios.

Dói branquear os dentes?

Algumas pessoas não sentem qualquer dor ou sensibilidade após um branqueamento. No entanto a maioria irá de fato sentir alguma sensibilidade durante ou após o tratamento, nas 48 horas seguintes. Neste período é também aconselhado que não ingira alimentos demasiado quentes ou frios. Para aliviar a sensibilidade poderá tomar analgésicos simples.

Qual o método mais comum de branqueamento efectuado no dentista?

É o branqueamento a laser, sendo que este “laser” não é mais que um feixe de luz que o dentista faz incidir no gel branqueador que cobre a sua dentição para acelerar o processo de branqueamento. Na clínica Rui Vilela, usamos o Philips Zoom WhiteSpeed. Está clinicamente comprovado que o Philips Zoom WhiteSpeed, é a marca de branqueamento profissional mais solicitada pelos pacientes. Branqueia os dentes em até oito tons em 45 minutos e possui uma eficácia e resultados clinicamente superiores em comparação com outras alternativas de branqueamento profissionais. Num estudo, o WhiteSpeed proporcionou resultados 50% melhores do que os líderes da concorrência não baseados em luz, sendo os resultados avaliados imediatamente após o tratamento, ao fim de sete dias e ao fim de 30 dias.