Mas, afinal, qual a relação entre sorriso e autoestima? Ao longo deste artigo vamos explicar porque ambos caminham lado a lado e influenciam diretamente o seu bem-estar e qualidade de vida.

A importância do sorriso

Um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UNB), revelou que o sorriso corresponde a aproximadamente 40% da beleza do rosto. Mais do que padrões estéticos, este dado revela que a beleza está também relacionada à qualidade de vida da pessoa e aos sentimentos.

Esse tipo de preocupação é tão comum hoje em dia que a OMS (Organização Mundial da Saúde) tem em consideração a autoestima e o índice de qualidade de vida para medir o efeito da estética e da saúde oral na vida das pessoas.

É importante lembrar que a autoestima vai muito além da imagem refletida no espelho. A autoestima reflete em todos os aspetos da vida de uma pessoa: pessoal, profissional e até mesmo saúde – e isso reflete diretamente tanto nas relações pessoais quanto profissionais.

Por outro lado, entendemos que não é fácil sorrir e contagiar aqueles que estão ao nosso redor se não estivermos felizes com o reflexo que vemos no espelho? Sim, há muitas pessoas que sentem constrangidas ao sorrir. E quando não nos sentimos seguros, a confiança em nós mesmos tende a diminuir e, quase sem perceber, deixamos passar inúmeras oportunidades.

É preciso cuidar da saúde oral

O fato é que enquanto dentes e gengivas saudáveis deixam-no mais confiante e passam essa imagem aos seus interlocutores, dentes amarelados, falta de algum dente e mau-hálito são alguns dos problemas que podem comprometer a autoestima e os relacionamentos de forma geral.

Este constrangimento em sorrir quando a saúde oral não está em dia é perfeitamente compreensível. Afinal, a nossa imagem pessoal é formada por detalhes que vão desde a postura adequada até os acessórios que escolhemos usar – e o sorriso bem cuidado é um “cartão de visita” poderoso.

Sorriso e autoestima em dia

Há uma série de hábitos que podem ser adotados no dia a dia, de forma a contribuir para a saúde oral como um todo, a começar por uma boa escovagem e uso do fio dental periodicamente para impedir a acumulação de placa bacteriana e tártaro.

Quanto à questão estética, para cuidar do sorriso e da autoestima vale a pena prestar atenção aos alimentos e bebidas ingeridos. Isto porque bebidas muito ácidas (incluindo os refrigerantes) podem desgastar o esmalte dos dentes. Já os alimentos industrializados com alta concentração de corantes escuros, como vinhos e cafés, tendem a manchar e/ ou escurecer os dentes.

Com o aumento da atenção atual aos cuidados orais, há uma crescente procura por tratamentos odontológicos. A sofisticação das técnicas e dos equipamentos da odontologia estética permite que os profissionais ofereçam uma vasta gama de procedimentos para ajudar os pacientes. E, claro, é essencial a visita regular ao dentista. Procedimentos de rotina realizados em consultório, como limpeza e remoção de tártaro, contribuem bastante para a manutenção de dentes saudáveis e bonitos. Além disso, o profissional de odontologia poderá indicar tratamentos dentários com foco na estética, quando necessário.

Como vimos, sorriso e autoestima estão profundamente ligados. Por essa razão, não perca mais tempo e conquiste o sorriso dos seus sonhos.

A Rui Vilela - medicina dentária pode ajudar: implantes, periodontia, procedimentos estéticos, entre outros. Entre já em contacto e marque uma consulta.

“Um dia sem um sorriso é um dia desperdiçado.”
Charles Chaplin